domingo, 26 de outubro de 2014

Projeto de leitura “O Mundo em Palavras”

Decidi criar um projeto de leitura que ampliasse meu horizonte literário para outras culturas e outros países. Já fazia tempo que estava incomodada com o predomínio de autores estadunidenses e ingleses na minha estante, sendo que há tantas outras possibilidades de leitura (falei um pouco sobre nesse outro post). Eu precisava fazer um esforcinho e sair da minha zona de conforto para então me aventurar em novas narrativas, oriundas de todos os cantos do mundo. Assim nasce “O Mundo em Palavras”.

O Mundo em Palavras
Pronto para se aventurar pelo mundo?



Para conseguir realizar meu projeto, meu foco será nos continentes e não em países específicos. Tomei essa decisão por não ler bem em inglês, sendo obrigada a me limitar aos livros publicados em português, o que torna a procura um pouco mais difícil (vocês já leram alguma tradução de um autor do Quirguistão? Da Botswana? De Barbados?). Assim, focando nos continentes, vou procurar de quatro a cinco livros de países diferentes para ler de cada continente. Esse é um projeto, não um desafio com uma data limite, então não sei quando vou concluir esse projeto, mas adoraria ter a sua companhia durante essa aventura. Vamos viajar pelo mundo?

A primeira parte da nossa viagem será a África, e depois Ásia, Oceania, América (priorizando os países da América Latina) e Europa (priorizando os países do Leste Europeu).


Para começar a viagem pela África vou ler o livro Americanah, da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, e o Quantas Madrugadas Tem a Noite do angolano Ondjaki. Quero ler, pelo menos, mais dois outros livros do continente africano. Você conhece algum para me indicar? Estava pensando em autores como Pepetela e Mia Couto, mas ainda não decidi, você tem alguma sugestão?



Boa Viagem para nós!

5 comentários:

  1. Eu já levei o banner para meu blog \o/ Estaremos em uma aventura e tanto, já fiz minhas malas!!! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi, ótima ideia a sua. Eu frequentava a biblioteca pública da minha cidade e lá existiam várias estantes com literatura de vários lugares do mundo e lembro de passar por elas e um dia pensar em lê-los. Infelizmente esse dia nunca chegou, me mudei a biblioteca não existe mais. Quem sabe ainda pego uns livros fora do roteiro previsível. Vou acompanhar sua jornada para saber se gostou dos livros escolhidos.

    Boo.
    http://www.rascunhocomcafe.com/2014/10/resenha-stephen-king-biografia-coracao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que você gostou da ideia! As vezes, sair daquele "roteiro previsível" nos proporciona ótimas vivências =)

      Volte sempre!
      Fran

      Excluir
  3. Oi, Fran!
    Que ideia super bacana!!!
    As vezes me julgo por apenas ler modinhas e livros famosos e conceituados, tudo vindo na América.
    Vou copiar e tentar fazer também!!!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...