domingo, 18 de maio de 2014

Retalhos - Craig Thompson

   Retalhos é uma deliciosa surpresa que eu encontrei perdida nas estantes da biblioteca do colégio onde eu trabalho. 

Uma surpresa linda e melancólica em forma de quadrinhos.
    
    O quadrinista Craig Thompson decidiu criar uma grafic novel com parte das suas lembranças da infância e da adolescência. O resultado dessa ideia é um belíssimo trabalho de 582 páginas chamado Retalhos(não se assuste com o tamanho, você avança na leitura e nem percebe que já está chegando ao fim).



     Na colcha de retalhos das suas lembranças conhecemos um Craig criança e seu irmão caçula Phill, que dividiam a cama, brincadeiras, aventuras, brigas e o medo do quartinho infestado de aranhas e coisas velhas, lembranças agridoces de sua infância. Sofremos com as angústias de Craig diante dos ensinamentos religiosos ministrados pelo pastor, pelos professores, pelos seus pais; suas dúvidas sobre o seu papel no mundo, suas escolhas e desejos, uma ânsia de compreender tudo o que sentia e vivia e dor ao não encontrar certas respostas. E durante o acampamento cristão ele conhece Rania e se encanta por ela, dando início ao seu primeiro romance, sua primeira história de amor, com alguns quilômetros de neve entre os dois.

Craig e Raina 
  
   Retalhos tem um traço lindo, muito bem feito, todo em preto e branco. Tem grafismos incríveis como as estampas da colcha de retalhos feita por Raina ou os sonhos de Craig. É um trabalho comovente, que soube contar muito bem a história através dos desenhos. É uma obra que conta sobre as pequenas crueldades do cotidiano que infligimos a nós mesmos, à nossa família e amigos. Questiona pressupostos acerca das relações familiares e das igrejas de forma sutil e meio dolorosa. Mas também fala de reencontros e recomeços. Merece ser lido. Muitas vezes.

Lembranças agridoces

Retalhos ganhou três prêmios Harvey – melhor artista, melhor grafic novel original e melhor cartunista – dois prêmios Eisner – melhor grafic novel e melhor escritor/artista. No Brasil foi publicado pela Cia. Das Letras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...